sábado, 24 de setembro de 2011

Porque rezar, como rezar (Enzo Bianchi)

Reza sem cessar aquele que junta a oração aos deveres inadiáveis, e os deveres inadiáveis à oração. Só assim podemos pôr em prática o preceito «Rezai sem cessar» (1Ts 5, 17): se considerarmos toda a vida cristã como uma grande oração, da qual o que costumamos chamar oração é só uma parte.
Orígenes, A oração, 12,2

Por mais que possamos falar disso, todas as nossas palavras acerca da oração jamais se poderão igualar ao que a experiência ensina. A oração precisa de experiência. Oração é essencialmente fazer a experiência da presença divina. Fora desta experiência de Deus não há oração.
Matta el Meskin
L'esperienza di Dio nella preghiera, p. 371

«Até agora perguntávamo-nos: "O que é a oração?" Hoje, de repente, perguntamo-nos: "Ainda rezamos?"... Não sabemos mais se rezamos, e nem sequer se a oração ainda é possível. Porventura, demasiado fácil antes, ela parece hoje incrivelmente difícil. Hoje, como havemos de rezar, onde havemos de rezar?»
André Louy, Lo Spirito prega in moi, (pp. 10-11)

«à pergunta perplexa acerca do motivo pelo qual a fé, apesar de todos os esforços para a vivificar, esmorece num número crescente de cristãos, pode dar-se uma resposta muito simples, que talvez não contém toda a verdade, mas indica uma escapatória: a fé esmorece quando deixa de ser praticada... E essa práxis é a oração, em toda a plenitude do significado que este conceito comporta na Escritura e na Tradição.»
Gabriel Bunge, Vasi di argilla (p.9)

«Quando Jesus Cristo nos une à Sua oração, quando podemos fazer nossa a Sua oração, então somos libertos do tormento dos homens que não podem rezar. Mas é precisamente isto que Jesus Cristo quer para nós: Ele quer rezar connosco, quer que façamos nossa a Sua oração... Nós rezamos correctamente quandoa nossa vontade e todo o nosso coração se unem à oração de Cristo. Só em Jesus Cristo é que nós podemos rezar; e é também com Ele que aremos ouvidos.»
Dietrich Bonhoeffer, Pregare i Salmi con Cristo (pp. 64-65)

«Quando o Espírito estabelece a Sua morada no Homem, este já não pode deixar de rezar, porque o Espírito não cessa de rezar nele. Quer durma quer vigie, a oração não cessa nele; coma ou beba, durma ou trabalhe, o perfume da oração exala espontaneamente do seu coração. Então ele já não reza em horas determinadas, mas reza em todos os momentos. Mesmo o silêncio nele é oração e os movimentos do seu coração são como uma voz que, silenciosa e secreta, canta, canta para Deus.»
Isaac de Nínive, Prima collezione 35

«Jesus não só acolhe na oração tudo aquilo que é humano, mas ao mesmo tempo dá-lhe uma orientação nova, colocando-o directamente em relação com Deus... Ele encontra uma motivaação nova para falar de Deus. Para Ele, Deus não é a Majestade inacesssível, cuja Presença enche de medo ou de incompreensão; não é sequer o Absoluto, cujo afastamento e solicitude deixa o Homem completamente indiferente, mas é o Deus próximo, é o Pai que nos ama e de Quem devemos aproximar-nos com a simplicidade e a confiança de filhos. Na palavra "Pai" está todo o segredo da vida e da oração de Jesus»
Inácio de la Potterie, La preghiera di Gesù (p. 161)

«Suplicar a Deus para que conserve em nós o dom da fé, da luz que nos faz reconhecer em Jesus o Filho de Deus; exaltar a Deus que nos deu essa luz e os fez reconhecer a Sua realidade infinita, que se revelou no Seu Cristo: esta é a nossa vida. Toda a nossa vida, sem distinção de momentos, numa só unidade, numa só unificação. O Homem perfeitamente unificado chega a ser somente e incessantemente esta súplica e este louvor.»
Giuseppe Dossetti, L'identità del cristiano (p. 230)

Sem comentários:

Enviar um comentário