terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os átomos que fazem o mundo mudar de lugar

Eu não sou de química, mas vou tentar...
Metaforicamente, escrevendo:

Imaginem que existe uma molécula (molécula L), composta por um único átomo (átomo A), neste átomo existiam protões, neutrões e electrões. Até certa altura da sua existência, era uma molécula defeituosa, sem um núcleo, nada estava no centro da vida desta molécula e todo o seu tempo era exclusivamente dirigido ao átomo A. Acontece que, à cerca de um ano e quatro meses, deu-se o início de uma transformação. Este início de transformação demorou três dias, mas é no quarto dia que se tem aperfeiçoado cada vez mais. Surgiu, então, um novo átomo nesta molécula, o átomo B. O átomo B veio criar um núcleo e agora a molécula está mais completa e cresce, a cada novo dia. Agora tudo gira à volta desse núcleo, a partir desse núcleo e para esse núcleo. O factor tempo deixou de ser em exclusivo para o átomo A. Agora o tempo tem de ser repartido pelos átomos A e B, uma vez que os dois não podem agir em simultâneo porque há uma certa "faísca" entre eles que a molécula ainda não soube resolver. O átomo A alega sofrer um afastamento da molécula principal, ainda que, se manifeste feliz e respeite a felicidade da molécula. A verdade, é que a molécula se deixou "encantar" pelo átomo B. O átomo A não deixou de existir mas, na realidade, tem ficado um pouco esquecido e, cada vez mais, o átomo B ganha mais espaço na existência da molécula, o que é bom, pelo menos na perspectiva da molécula. Já na perspectiva do átomo A... 
Penso que a molécula devia fazer uma pausa e repensar as prioridades da sua existência...

A vida dá muitas voltas e o mundo muda, constantemente, de lugar! 

6 comentários:

  1. se não tem núcleo não tem protões nem neutrões............. não pode existir.............. quimicamente. metaforicamente tudo é posível, um átromo sem núcleo demonstra um vazio imenso, gigantesco.!!!

    Gostei do teu vou usá.lo futuramente.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras da tua amiga LILI ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. percebi o que quiseste dizer...e tenho a dizer te que não é muto comlicado para os dois atomos estarem em harmonia. tudo depende ti, contudo ambo os atomso tem de se respeitar.

    a unica coisa que te digo é, segue o teu coração e não penses demias :) vais ver que ele n te engana.

    podes contar sempre comigo, principalmente para te alertar quando um dos atomos estiver em desvantagem. vai ser um jogo...divertido :D

    beijino

    ResponderEliminar
  4. Hum.. eu percebo, mas:

    Primeiro, porque uma molecula não tem, nunca, um atómo. Aliás, uma molécula possui sempre e pelo menos dois átomos.

    Segundo, as moléculas não têm núcleo. São simples agrupamentos de átomos.

    Terceiro, o aparecimento de um novo átomo prevê a libertação de energia de uma qualquer reacção que possibilitou o estabelecimento de uma nova ligação atómica. Pergunto'me qual será essa reacção?

    Quarto, não pode haver afastamento ou aproximação de átomo. Eles ou estão ligados ou não. Ponto.

    Resumindo, esta ideologia faria todo o sentido caso estivesses a falar de electrões, porque esses sim, giram à volta do nucleo atómico onde se encontram os neutroes e os protoes.

    E é assim que acabo este comentário parvo e sem sentido que resultou do facto de estar aborrecida e nao ter nada para fazer...

    Deu para rir ao menos? Nhé~!
    Bjinho Lili

    ResponderEliminar
  5. Faltou explicar sobre a força de coerção exercida pelo atomo, assim como a alteração de sua velocidade que gera o calor.

    ResponderEliminar