segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cruz das JMJ - Fátima 2010

Visita da Cruz das JMJ - Fátima, 15 de Agosto de 2010

Bem... Quando vi esta foto pensei: "Esta foto é tão fantástica quanto a sensação de ter estado ali, de ter tocado aquela cruz que anda a percorrer o mundo!".

A diocése de Santarém, marcou presença no Santuário de Fátima, na noite do dia 14 de Agosto, para receber a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude. Depois de rezarmos o terço, na Capelinha das Aparições, levámos a Cruz em peregrinação até ao altar do recinto onde cantámos o cântico "Akathistos" e posteriormente, seguiu-se uma Vigilia de Oração, na Basílica. Iniciámos a manhã do dia 15 a rezar o terço na Capelinha, carregámos a Cruz, novamente, até ao altar do recinto, celebrámos a Eucaristia e tivémos o prazer de entregar a Cruz das JMJ à diocése de Coimbra, presente na celebração.

"Ama a tua cruz e segue-Me!", era a mensagem do mimo do meu Convívio Fraterno, que já vai deixando saudade... É uma graça, ter tido a oportunidade de estar junto à Cruz, de carregar a Cruz, de perceber o sentido da Cruz e, ao mesmo tempo, é engraçado estar e lembrar-me logo de imediato desta frase e de tudo o que ela arrasta consigo e, ao fim de um ano e pouco, percebê-la... Perceber que é para isto que EU ACREDITO, para amar! Para amar até nas dificuldades e seguir... E segui-Lo!
Sem a menor dúvida, foi um fim-de-semana óptimo... Para rever, para sentir, para tocar, para amar... Um dos momentos mais marcantes foi a Vigília de Oração, os cânticos que escutámos que, apesar de conhecidos, me pareceram tão mais intensos quando envolvidos naquele espírito jovem, a partilha das "disposições de espírito", a genuflexão à Cruz, a mensagem que nos transmitiram...

Espero que, de hoje a um ano, possamos estar reunidos em Madrid e lembrar as palavras do Pe. Ricardo, quando disse que íamos poder rever a Cruz que carregámos!

Sem comentários:

Enviar um comentário