quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Imbecil é aquele... que não aspira às coisas do alto!


Nunca antes tinha explicado o porquê de "Imbecil é aquele que quando se lhe aponta o céu, olha para a ponta do dedo".
Esta frase, descobri-a, acerca de três anos, quando fui estudar para a Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas. À entrada do edífício ergue-se um painel que no cima tem esta citação inscrita. Lembro-me de, vagamente, ter interiorizado e meditado nestas palavras e de, na altura, passar pela minha cabeça o conceito de futuro, de horizonte...
Mas, hoje, não sei se por, recentemente, ter vivido uma experiência óptima ou se por outro motivo qualquer desconhecido, senti necessidade de explicar esta frase a mim própria. Afinal, três anos depois muita coisa mudou...
Desde que me tornei blogger que a descrição do 'É a minha vez' é igual, porque nunca houve necessidade de mudar, mas, agora, há a necessidade de ir mais longe, de continuar mais e mais sem baixar os braços, sem medo de enfrentar os anseios... Estarei mais forte? Estarei realmente a deixar de ser idiota e ter a coragem de olhar mais longe que o meu próprio dedo?
Ao longo destes três anos tenho feito maravilhosas descobertas... Tenho descoberto o sentido da amizade, tenho reconhecido Cristo nas pessoas à minha volta, tenho sido ofuscada pelo brilho dos outros que me faz, constantemente, mais feliz... Mas serei eu também brilho para elas? Estarei a agir da forma mais indicada? Estarei a amar da forma mais correcta? Estarei a ter expectativas intrínsecas de mim própria?
A verdade é que, fluentemente, me mantenho no meu mundo e fico à espera que, como por magia, estas questões se dissolvam. Não tenho saído à procura de respostas porque como alguém diz "é mais confortável estar no morno". Mas, tenho-me me apercebido que não quero ser morna! Lá está, "Sede quentes ou sede frios, os mornos Eu vomito-os da minha boca". No entanto, no frio não há aconchego... E eu sinto que ainda preciso desse aconchego para dar o passo seguinte. Desta forma, só vejo um caminho... O quente! Sair do meu lugar morno, que vejo como um dado adquirido quando não o é, procurar respostas às questões fora de mim e dar resposta aos medos, enfrentá-los e edificar mais e melhor! E acaba por ser engraçado como de repente quero "Aspirar às coisas do alto" (Cl 3, 2) e ajudar os outros a aspirarem às suas coisas do alto, ajudar a que não se fiquem só pelo morno como medo do caminho que têm de percorrer até chegar ao quente...
Tem sido, realmente, uma grande batalha! Mas, tenho pessoas que percorrem todos os dias este caminho comigo. Que, por vezes, podem sentir-se idiotas por não verem além do seu próprio dedinho, mas que todas elas têm grandes aspirações e um pedaço de chão por onde caminhar até chegarem à Salvação, até chegarem ao alto!
Resta-me dar graças por todas estas pessoas que têm manifestado um grande amor e uma grande entrega... Estas pessoas que também eu amo muito!

*OBRIGADO*

1 comentário:

  1. Devo confessar que não é só a Catarina que está com inspiração filosófica, pelos vistos, tu também. Gostaria de saber, minha menina, que desconhecia eu o facto de escreveres tão bem. Confesso que tens razão, por vezes é verdade, sim, as pessoas podem sentir-se idiotas por não verem além do seu próprio dedo mas, por vezes podem ver mais do que querem, ou até do que desejam!
    Ficas no teu mundo à espera que as questões se resolvam sozinhas?!? Eu também! Era tão mais fácil quando não eramos nós a decidir ou quando não precisávamos de ter conseciência das consequências das nossas decisões porque alguém tratava disso por nós. Tenho o chamado Sindroma de Peter Pan, o que quer dizer que não gosto de crescer e, pelos vistos, não devo ser a única...
    Minha querida, nada mais me resta a não ser desejar-te boa sorte para o futuro e um beijinho nessas tuas bochechas fofinhas.
    Margarida =D

    ResponderEliminar