segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"Vamos mesmo dar estes passos que nos aproximam do Amor"




"O peregrino é aquele que num determinado momento da vida, tempo de procura, de inquietação, de desejo e atracção, se põe a caminhar em busca de uma nova verdade de si mesmo. A peregrinação envolve a pessoa toda, o passado, o presente e o futuro, a racionalidade, os sentimentos e a busca da beleza. Supõe uma atitude humilde e confiante, de quem volta a acreditar na vida, porque a procura numa nova s+intese. É a atitude desprendida, que supõe austeridade e mesmo penitência. Peregrinar é aceitar contentar-se, durante um tempo com o estritamente necessário. O peregrino é atraído por uma força interior e conduzido por uma luz superior. A peregrinação gera a harmonia da tranquilidade e da paz".
D. José Policarpo


"O Senhor dirija o nosso caminho e o faça prosperar em frutos de salvação.
O Senhor nos assista e se digne a ser nosso companheiro.
Deus nos ajude a levar a bom termo o caminho que confiadamente agora iniciamos."

E, é assim, que passo a passo, começamos a peregrinação e que, grão a grão, vamos completando esta construção de santidade.

A primeira vez que ouvi alguém responder "... porque quero ser santo" devo ter pensado "está louco!", mas essa loucura tem explicação... Rápido deixa de ser a loucura daquela pessoa, passa a ser a loucura de duas pessoas, depois três, quatro, cinco... E eu também sou afectada! Passo a passo, senti mais forte este desejo de santidade, este desejo de aceitar e carregar a cruz.

O que é ser peregrino?
É ter presente que as subidas e as descidas do caminho, são os altos e baixos da vida e que, inevitavelmente, vamos ter de passar por eles. E, no caminho, fazemo-lo acompanhados pelo peregrino do lado que é, consequentemente, um irmão que amamos, um confidente e muitas vezes um 'pai' ou uma 'mãe', é aquele que nas subidas eleva o seu folgo ao ritmo do nosso e nas descidas sorri connosco na agonia do esforço... Ser peregrino é bom!
Ser peregrino também é perceber que enquanto nos temos uns aos outros o caminho é menos árduo, porque rezamos juntos, porque nos sustentamos uns aos outros, porque no silêncio sentimos a amizade invadir-nos, porque quando escorregamos há uma mão estendida pronta a segurar-nos... E, enquanto nos tivermos uns aos outros, nada mais importa, porque Ele também estará reunido no meio de nós!

Ao longo deste exercício de fé, fui tentando perceber as minhas motivações, os meus passos, o que me levou ali... Não sei... No entanto, entreguei-me e depositei a minha caminhada nas mãos de Deus. "Confia no Senhor, sê forte e corajoso e confia no Senhor". E, nalguns quilómetros de caminho, aproveitei para lembrar, cantando, que "O Senhor é a minha força, ao Senhor o meu canto, n'Ele está a salvação, n'Ele eu confio e nada temo, n'Ele eu confio e nada temo"...

E deixei-me enamorar nas palavras de Henry Newman, reelaboradas por Madre Teresa:

"Ó Senhor, ajuda-me a difundir a Tua fragrância
por onde quer que eu vá.
Inunda a minha alma
com o teu espírito e com a tua vida.
Penetra em mim e apodera-te do meu ser
de modo tão completo
que toda a minha vida seja uma irradiação da Tua.
Ilumina por meu intermédio cada alma e
toma posse de mim de tal modo
que cada alma de que me aproxime
possa sentir a Tua presença na minha alma.
Faz com que, ao ver-me, não me veja, mas a Ti.
Fica comigo.
A minha luz virá toda de Ti, Senhor,
e nem sequer um raiozinho será meu.
Serás Tu a iluminar os outros por meio de mim.
Sugere-me o louvor que mais Te agrada,
iluminando os outros à minha volta.
Que não Te pregue com palavras,
mas com o meu exemplo,
com a influência das minhas acções,
com o fulgor visível do amor
que o meu coração recebe de Ti."

Senhor, Tu que nos chamas, em cada dia à santidade, olha-nos com bondade, para que no meio das nossas alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, aspiremos sempre às coisas do alto!

Sem comentários:

Enviar um comentário