domingo, 1 de maio de 2011

Não nos ardia o coração?

No silêncio tornamo-nos mais observadores, porque nos confrontamos connosco e com o Pai e acabamos por "olhar com olhos de ver" com o tal olhar de Cristo.
Olhamos, observamos e o que é que vimos? Um caminho desalentado, sem sentido, sem entusiasmo porque Aquele que o alimentava foi morto, porque Aquele que nos enchia de esperança e de paz foi vencido? Ou olhamos e perguntamo-nos como somos fiéis a Deus e se nos sentimos desinstalados?
O meu caminho tem um rumo e é sustentado, não por Aquele que está morto, mas pelo que ao terceiro dia ressuscitou e está sentado à direita do Pai. Mas não me sinto, suficientemente, desinstalada. Antes vou procurando os sinais do conforto onde sei que os há e sigo para ir ao fundo da vida e não ao fundo com a vida.
Pelo que é que eu opto? Pela alegria e gratidão ou pela revolta e ressentimento? Opto pela vida! Opto pela sua gratuidade. Opto por este dom tão grande de Deus. Opto por a cada novo dia tentar suportar um pouco mais a cruz que Ele me desafia a carregar. Ainda que com ela venham todas as perdas e todas as oportunidades perdidas de ser um pouco mais feliz.
Eu sei onde estão os meus sinais de esperança, sei onde está a fonte, mas também sei que o meu defeito é querer ter tudo demasiado óbvio, demasiado acessível. Sei que a fé cresce no meio da dúvida e que os seus frutos não são imediatos, nem imediatamente visíveis como uma qualquer limpeza doméstica. Mas há que entrar no "quarto" e ir limpando a sua sujidade, ir limpando os pecados que vão ficando armazenados a um canto e as vezes que não perdoo a mim própria. E depois, há que ir permanecendo, há que ir arrrumando, há que ir tomando decisões amorosas, há que ir então ao cimo da montanha para perceber se tomámos o rumo certo.
Porquê reduzir o horizonte da vida? A vida é dom! Mas até que ponto eu acredito na minha vida? Até que ponto vejo no sofrimento sinal de esperança para procurar uma nova direcção? Até que ponto presto atenção à voz de fora que me ensina a escutar, aceitar e seguir?

Sem comentários:

Enviar um comentário