quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Onde o caminho do vento se cruza com o caminho das estrelas"... Toma a tua cruz e segue-Me!!




"E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes o que hás-de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera.. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar.
Fica quieta, em silêncio e ouve o teu coração. Quando Ele te falar, levanta-te e vai para onde Ele te levar!" (Susana Tamaro)


"É que parecendo que não, aquela cena deve doer um bocado..."


Sim, "aquela cena" dói um bocado... E, quando "aquela cena" é carregar a nossa própria cruz, dói um bocado bem grande. Rápido deixa de ser só o peso da cruz, para se acrescentar o peso de cada fraqueza, de cada derrota e assim, a cruz torna-se mais pesada.
Dói, quando essas fraquezas, quando a falta de paixão me leva a caminhar na sombra da Luz... Dói quando nego... Dói quando me cubro daquilo que não sou, daquilo que não quero ser... Dói quando desiquilibra... Dói quando caminho sem saber quais são os meus objectivos para continuar... Dói o peso das decisões...

Mas é bom de doer, porque nessa dor, sabe-se que também há luz, também há suporte, há sacríficio, há a vontade de procurar uma visão melhor, menos turva do mundo. É bom de doer quando caminhamos com uma mochila às costas cheia das nossas vidas... Quando carregamos o "passaporte" das nossas etapas cumpridas... Quando carregamos o "guia" que nos leva à meta seguinte... Quando carregamos as "cinzas" da certeza de um caminho inacabado, porque nos impele a ir mais longe... É bom quando alguém nos ensina que, quando os trilhos são mais tortuosos, devemos olhar para o chão e dar um passo de cada vez...

Quantas vezes caminhamos na escuridão para não vermos o que temos de mal? No entanto, não vemos onde pomos os pés, não vemos por onde, nem para onde caminhamos. E a Luz veio ao mundo, mas o Homens continuam a preferir as trevas... Continuam a preferir não caminhar firmemente e a não ser outro Cristo... Continuam a preferir a ilusão de serem grandes heróis por fazerem grandes asneiras e serem os deuses de si mesmos...

Até que ponto tenho a coragem de olhar bem fundo a minha vida, identificar as asneiras e o sofrimento que delas advêm para mim e para os outros? Até que ponto me sacrifico por alguém?

E, quando penso que sofro, lembro-me de Cristo? Daquele que carregou a maior cruz, a mais pesada? Aquele que deu a vida por mim, para que eu hoje seja também o Seu rosto? Lembro as Suas palavras: "Pai, se for possível afasta de Mim este cálice!"? Lembro que Ele aceitou carregar também a minha cruz?

Quando penso que sofro, toma agora a comparação da necessidade de ir ao oftalmologista e sem decorar as letras dos testes de visão, aceitar uma forma de ver melhor, de ver para além do que antes alcançava. Toma a comparação de aceitar que a vida é dom e não um objecto que possuo por um período de tempo indeterminado. Toma a comparação de aceitar fazer silêncio, apesar de nem sempre ser o mais fácil.

Deus só nos dá a cruz que conseguimos carregar.
De que forma, interpreto a cruz? Como algo que escraviza? Ou como algo libertador?
Dizia S. Paulo que "Pela graça de Deus, eu sou o que sou". Assim, é a minha cruz. A minha cruz sou eu própria. Carregar a minha cruz é suportar o peso das minhas escolhas e decisões, é dizer "Sim" à vida que escolhi, é interrogar-me e viver à procura de respostas, aceitar o "eu" que nem sempre é o reflexo do que queria, é aceitar o desafio de Deus a cada dia.

Deus não carrega esta cruz por mim, carrega-a comigo!! É esta a verdade que quero manter próximo. É sob esta verdade que quero construir a torre da minha vida! É a partir de cruz que quero iniciar um caminho. É a esta verdade que quero entregar o meu esforço! É a partir desta verdade que quero ir, não ao fundo com a vida, mas ao fundo da minha vida.

Mas será que tenho a coragem de ir mais fundo?

«Te agradeço pela cruz que me desafias a carregar a cada dia. Obrigado pelos obstáculos que vais colocando no meu caminho, que me esforço por ultrapassar. Obrigado por Te manteres próximo e por permitires que a minha fé seja firme e seja enraizada em Ti. Sê vida e alimento em cada um de nós, manifesta-te nos nossos corações e não deixes que nos tornemos cristãos desapaixonados.
Fica comigo. Abre-me o coração para que eu viva apaixonada por Ti e saiba orientar e equilibrar a torre da minha vida a partir de Ti. Que eu me deixe invadir de confiança e tenha a coragem de mostrar-Te ao mundo nas minhas palavras e atitudes, deixando cair as minhas máscaras.»

2 comentários:

  1. Esse teu modo de ver a vida mudou te completamente!
    Ainda me lembro da menina mimada e complicada que não sabia ouvir, preocupando-se apenas consigo mesma. Possuias uma esfera em teu redor que tu própria crias-te...não sei se por proteção ou até mesmo por medo dos que te rodeavam...
    Desde há dois anos, quando iniciaste esse caminho na fé, mudaste muito e sou a primeira pessoa a dizer que foi uma mudança positiva :)
    Estas uma pessoa muito mais solta, muito mais livre, com objectivos definidos..resumindo estas uma mulher! E ohhhh como eu tenho orgulho nisso...
    Acompanhei-te durante tantos anos, vi todas as tuas mudanças/transformações, e esta é uma das mais simples e ao mesmo tempo das mais belas :)
    Consegues ser o que muitos tentam e não conseguem, és fiel a ti mesma e aos teus principios e quero que tenhas consciência daquilo que vales, não és apenas mais uma, és aquela!!
    Na minha opinião não interpretaria a cruz pelo sentido negativo, pois se a carregas é porque a podes carregar e as coisas que aprendes no caminho são fascinastes..ganhas novas forças...e sabes o que acontece? No final, a cruz quase que já nem tem peso... e tudo é uma honra :)
    Sê fiel a ti mesma e vais ver que tudo corre pelo melhor :)

    Amote

    ResponderEliminar
  2. Belo resumo do nosso retiro. Objectivo alcançado! A providência de Deus é mesmo grande ;)

    ResponderEliminar