domingo, 13 de fevereiro de 2011

Já sou grande, já não tenho dentes de leite!! :P

Isto de ir ao dentista deixa-me a pensar...

Primeiro, deixa-me a pensar que odeio dentistas :S

E depois, faz-me pensar e recordar as histórias que ouvia enquanto frequentava a escola primária. Histórias com um coelho dentista, o Doutor Dentolas, que nos ensinava como lavar os dentes, que nos mostrava os perigos a que os dentes ficavam expostos quando os 'bichinhos' se alojavam na nossa boca devido aos açúcares e todo o resto...

A questão do açúcar é, realmente, importante. Não só para os dentes, mas também para a vida.

Esta semana recebi um mail com uma história mesmo gira, fiquei tipo UAU!, porque nunca tinha pensado na questão, naquela perspectiva.

Contava a história que uma professora tinha perguntado aos pequenos alunos, durante uma aula, quem era Jesus. Uma aluna respondeu que Jesus era o Pai de todos. Perante a resposta, a professora, curiosa, quis ir mais longe e perguntou-lhes porque é que eles acreditavam em Jesus se nunca o tinham visto. Então, um dos meninos respondeu que era como o açúcar no leite. Ele não via o açúcar, mas sabia que ele estava lá a adoçar o seu leite. Assim era com Jesus. Não O via, mas era isso que adoçava a sua vida.

Durante muitos anos não suportava beber leite simples ou "leite branco", como eu dizia. Quando havia qualquer coisa que o adoçasse era muito melhor. Nessa altura, também não suportava (e ainda não suporto!) leite branco com açúcar. Nessa altura, o "Jesus" do meu leite era chocolate e também chegou a ser gelatina. Entretanto, habituei-me ao leite simples, mas só gelado, acabado de sair do frigorífico!!

Analisando a presença de Jesus na minha vida à luz desta analogia, também funciona um pouquinho assim. Umas vezes, pela oração e através dos outros, Ele adoça mais a minha vida. Outras vezes, as coisas têm menos sabor. Nessas alturas, sei que não vivo a partir d'Ele, com Ele e para Ele. Sinto que tudo é mais amargo, que o caminho não sabe tão bem, não é docinho...

Em relação aos dentes, obviamente, que é preciso preocuparmo-nos com o açúcar por causa das cáries e assim. Na nossa vida, a preocupação não passa tanto por Quem a adoça. Passa por manter próximo esse Doce. Passa por mantermos a nossa vida próxima da verdade desse Doce, porque só esse Doce liberta.

E sim! Já sou grande, agora já não tenho dentes de leite!! :P

3 comentários:

  1. Tu és realmente impressionante... deixas-me de boca aberta com estas conclusões fantásticas a que chegas...
    Tb quero manter-me próxima do Doce... ;-)
    JJ gosta disto!!!

    ResponderEliminar
  2. Não acredito ... só tu lili , a tua facilidade em fazer estas analogias brutais!!

    es palerma e pronto, uma pessoa gosta de ti!

    ResponderEliminar
  3. opa...
    li isto e pensei..oh ela já conhece a história do açucar =S
    há alguns anos, uns 5
    recebi um e-mail com essa história e simplesmente deliciei-me,
    há uns tempo relembrei-a e
    no pós [re]deliciei-me
    bom ver que há mais gente assim deliciada *-*

    ResponderEliminar