sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Diário Gráfico e Santidade

João Potes, por Lili Nabais
[Desenho mais decente de início de segundo semestre]


Esta semana, dizia-nos a nossa professora de Desenho que "o Diário Gráfico é algo íntimo, um extensão do nosso corpo"...
Além do desenho, sinto que as palavras também são uma extensão de mim própria. Este blog é extensão do verdadeiro eu. Daquele eu que nem sempre mostro ao mundo.
Esta semana, foi mesmo, nem sei... De regressos? De [re]conhecimentos? De desassossego?
Foi tempo de [re]conhecer os outros, foi tempo de falar de beleza, de atracção, de santidade...

O que é que nos atrai? O que é que me atrai?

Sorrir atrai-me. Os abraços atraiem-me. A palermice atrai-me. A beleza atrai.

E o que é a beleza? Voltamos a velha questão do primeiro semestre e de tantos outros semestres anteriores, de outros tantos alunos de arquitectura...

A beleza está nas coisas, nos objectos ou nos olhos de quem vê?

Não importa a resposta. Não importa tecer grandes teorias acerca da questão. Dificilmente, sairíamos da estaca zero.

O que importa é que a beleza atrai.
E onde é que podemos encontrá-la? No dia-a-dia, nos outros, em nós mesmos, na nossa santidade...

Alguém disse algo do género: "Primeiro, desfaçamos os mitos da santidade. Toquem em quem está ao vosso lado, podem até beliscar. Como vêem os santos são de carne e osso!! Outro mito é que os santos não têm super-poderes."

Leva-me a pensar em situações do quotidiano. Quantas vezes me cruzo com santos por aí? Pelo menos, dou graças pelos que reconheço como sendo santos na minha vida...

Outras questões se levantam aquando desta. Tem me detido o seguinte pensamento: "A Santidade, tal como o diário gráfico, apesar de intíma, é uma extensão do meu corpo". Como é que eu pratico a santidade? É algo, realmente, extensível a mim mesma? Terá repercursões?

Como ser santo sem deixar de ser jovem?
Praticando o que nos atrai? Ou seja, sorrindo, abraçando, apalermando?
Não se prenderá ainda com uma questão de disponibilidade e alegria? Nomeadamente, no serviço.

Além de dar graças a Deus por me mostrar um caminho de santidade, peço-Lhe que me dê alegria para servir sempre com um sorriso, peço-Lhe que me dê dispinibilidade, especialmente interior, para aspirar um pouquinho mais a esta santidade a que Ele me chama.

Portanto, sede santos como o vosso Pai é Santo. E, já agora, servi com alegria.


[Nome do Santo: Lili Nabais
Localização: Bem próximo]

Sem comentários:

Enviar um comentário