quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Chegou por e-mail, decidi partilhar...

"A vida é difícil e há alturas em que nos sentimos encurralados, num beco sem saída, em que parece que por mais que nos queiramos mexer, não há um caminho à vista, não há uma saída – parece que estamos presos na nossa própria existência, no nosso próprio sofrimento.

‘entretanto o barco estava já bastante longe da terra e era batido pelas ondas, porque o vento era contrário’

Quantas vezes é que a minha vida não parece um barco deixado à deriva, batida pelas ondas, açoitada por um vento que é contrário? Quantas vezes é que não me sinto envolvida por uma tempestade que eu não controlo, que não fui eu que provoquei, mas que me abana e agita por dentro?

‘de madrugada, Jesus foi ter com os discípulos, caminhando por cima da água’

Da mesma forma que Jesus foi ter com os discípulos, Jesus também vem ter com cada um de nós. Nós podemos não o ver, podemos não o sentir, mas Ele vem ter connosco, ele quer vir ter connosco, porque Ele vê e sabe que às vezes a nossa vida parece um barco à deriva, sem rumo, sem sentido.

Jesus vem ter connosco, caminhando sobre as águas, sobre o mar. Na Bíblia o mar, as águas simbolizam o mal, tudo aquilo que não se controla. E Jesus caminha sobre o mar, caminha sobre o que não controlamos, caminha sobre o que nos afecta, sobre as ‘tempestades’ da nossa vida. Jesus vem ter connosco, e caminha sobre tudo isso! Ele é maior do que tudo, é maior do que a nossa vida, é maior do que o mal. Será que eu acredito nisso? Acredito que Jesus caminha sobre o mal, caminha sobre as tempestades, é maior do que tudo o resto? Os discípulos ao princípio não acreditaram e ficaram assustados. Mas Jesus diz-lhes: ‘Coragem! Sou Eu. Não tenham medo!’

E Jesus diz-nos, a cada um de nós: ‘Coragem! Sou Eu. Não tenhas medo!’

‘Coragem! Porque a Vida é maior do que todo o sofrimento… Coragem! Porque Eu sonhei para ti uma existência plena… Coragem! Porque Eu sonhei que vivesses com a Minha leveza, com a Minha Luz, com a Minha Verdade, no meu Amor…’

‘Não tenhas medo, porque Eu estou aqui! Não tenhas medo, porque tu estás no Meu coração, tu fazes parte de Mim…’

Se deixássemos estas Palavras de Jesus entrar no nosso coração, tudo seria diferente. Se deixássemos estas Palavras de Jesus curar o nosso coração, a nossa vida seria diferente. Se deixássemos Jesus caminhar sobre as nossas águas, sobre as nossas circunstâncias, sobre o nosso sofrimento - se conhecêssemos o dom de Deus…

‘Coragem! Sou Eu. Não tenhas medo!’

A verdade é que com Jesus, não temos que temer nada, Nele podemos confiar.

Jesus diz: ‘Vem!’ então Pedro desceu do barco e começou a caminhar sobre as águas em direcção a Jesus.

Da mesma forma, Jesus diz-nos a nós: ‘vem!’ e convida-nos a caminharmos com Ele sobre a água. Que saibamos fazer este ‘salto’ de Fé, que saibamos confiar e com Jesus caminhar sobre as nossas águas, sobre as ondas que por vezes nos querem afogar e nos tiram o fôlego. Que saibamos caminhar com Ele quando parece que andamos sobre areias movediças e não conseguimos sair do mesmo lugar e quanto mais nos debatemos, mais nos afundamos. Que saibamos caminhar com Jesus quando o terreno é árido, seco, quando parece que por mais que nos esforcemos não conseguimos plantar nem fazer crescer nada. Que saibamos caminhar com Jesus quando a nossa vida é um prado verdejante, quando estamos sobre relva frondosa e fresca, quando a brisa do mar nos faz sorrir.

Então sim, a nossa vida será diferente…

A verdade é que se não nos assustarmos com as tempestades, com as ondas e com os ventos, e se, com Jesus nos conseguirmos afastar um pouco delas, veremos que os ventos contrários não nos definem. As circunstâncias não nos definem. As circunstâncias são o que são, boas ou más. O que nos define é como as vivemos. E é isso que faz toda a diferença, é isso que torna a nossa vida diferente.

Jesus diz a Pedro: ‘porque duvidaste?’ – que nós saibamos confiar que Jesus está sempre ao nosso lado, pronto para nos agarrar quando parece que nos estamos a afundar, como fez com Pedro. Que saibamos confiar e ter Fé. Que saibamos ter a Fé do Salmista que diz: ‘Procurei o Senhor e Ele respondeu-me; (..) Aqueles que O contemplam ficam radiantes, não ficarão de semblante abatido!’ O Senhor cura o nosso coração – já todos nós tivemos essa experiência, se não, não sentiriamos a necessidade de orar, de estar com Ele, de escutar a Sua Palavra. O Senhor cura o nosso coração, faz-nos ser pessoas melhores, porque nos ensina a amar – e isso sim, faz toda a diferença!

Por isso, que hoje saibamos dar o ‘salto’ de Fé, e dizer a Jesus: ensina-me a caminhar Contigo sobre o mar, sobre a minha vida - ensina-me a ser Teu/Tua companheiro/a de vida."

2 comentários:

  1. Este texto dava uma bela homilia... ;)
    Não o percas que pode ajudar outros no encontro com Cristo no meio das tempestades da vida.
    Põe a render os teus talentos menina...
    Beijos

    ResponderEliminar