quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto, situado no concelho de Lisboa, apresenta, aos seus visitantes, uma vasta zona verde, no coração da cidade.
À primeira vista, Monsant, pode parecer pouco acolhedor, devido à densidade do arvoredo. No entanto, os trilhos conduzem-nos a clareiras que, pontualmente, mostram vislumbres do rio e da cidade, tornando-o atraente do ponto de vista paisagistico.
Este Parque Florestal é o refúgio de algumas espécies e abrigo de espécies migratórias. As aves e a fauna são factores que contribuem para captar a atenção dos que se deslocam a esta zona da cidade de Lisboa.
Ao percorrer os sinuosos trilhos de Monsanto, é-se alvo de uma enriquecedora experiência sensorial. Desde o cromatismo ao ruído, passando pelo odor, o Parque Florestal de Monsanto, revela-nos a frescura da natureza e a simplicidade dos sentidos. Ao visitar Monsanto, deseja-se que o tempo pare para que se possa disfrutar do meio ambiente envolvente, sendo o resultado desse desfrute, puro deleite.
O lugar escolhido para a edificação do abrigo mostra-nos este contraste da calma do rio, que se ergue ao longe sobre a cidade, e a agitação das folhas das árvores e dos arbustos que envolvem a clareira. Proporciona uma sensação de equilíbrio e de estabilidade. Os sons remetem-nos para a verdadeira essência da natureza.

Laboratório de Arquitectura I

1 comentário:

  1. olá :)

    se gosta de colares com camafeus, visite o meu blog de artesanato:
    www.atelierizzy.blogspot.com
    obrigada e boa semana

    ResponderEliminar