segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Laboratório de Arquitectura I

Hoje, começou o grande desafio!
Deparei-em com uma enorme confusão de horários e não está nada definido, de modo que, passei a manhã a saltar de um lado para o outro a tentar perceber onde me encaixar... Às oito da manhã, alguém reparou no quanto AGUPUT estava perdido e decidiu dar-nos aula de Laboratório de Arquitectura I. Após muita conversa, propuseram-nos descrever o nosso percurso casa-faculdade, mencionando sensações, lugares, sentimentos... Estava mesmo confusa...

«No início, está frio. É noite. Hoje, a lua ainda se mantinha vigilante lá no alto.
Durante o percurso junto ao rio, cruzam-se pessoas, que na correria apressada do seu dia-a-dia, não têm sequer tempo para se olhar. Entram e saiem com sacos, malas, crianças e vivem, constantemente, neste desíquilibrio. Mas que acrobatas de emoções, penso. Saberei eu gerir assim o meu quotidiano entre olhares desconhecidos e acenos inexistentes?
Do lado esquerdo, o rio continua, calmo. No horizonte, começam a aparecer os primeiros raios de sol e, à direita passam estações de comboios (Oriente e Sta. Apolónia), o Terreiro do Paço... Algum tempo depois, avista-se Belém, sobe-se a Calçada da Ajuda e nota-se uma atitude diferente nas pessoas. Há mais calor, mais acolhimento e quando se pensava quase em abrandar, surge um pouco mais de luz. E, volta a poder contemplar-se, o rio e a cidade.»

Depois, soube bem uma pausa e um café :)

1 comentário: