segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ensina-me, Senhor, o dom da espera

“Faz tudo como se alguém te contemplasse” (Epicuro)

Hoje estive a beira-mar. Parei. Pensei. Contemplei.

Enquanto parei, senti o calor do sol queimar-me a pele, senti as gotas frescas das ondas salgadas, senti a areia escorregar-me debaixo dos pés…

Pensei. Pergunto-me o que pensará o nadador salvador, num dia calmo como o de hoje, enquanto se limita a ficar pensativo, sentado em frente ao mar… Ele move-se, olha devagar em redor e volta à mesma posição. Volta a contemplar o mar e o horizonte. Será um acrobata de emoções? Será que tece a sua colectânea de contos inacabados com fios de mar imaginários?

Eu limito-me a estar, a ouvir e a tentar aprender o dom da espera… Deixo-me ficar, mergulhada na sinestesia da praia. Deixo-me ficar, sentada com a pele a queimar, tocada pelas gotas e a brisa das marés, com a areia ainda debaixo dos pés…

“Pensas demasiado em cenas estranhas!”, “Alberto Caeiro, minha amiga.”, “Poeta da Natureza, recusa o pensamento”…

Eu parei. Pensei. Repensei. E faria tudo de novo. Estaria de novo em frente ao mar. Não absorta em pensamentos ‘estranhos’, mas limitando-me a sentir e a tentar expressar, ainda que, mentalmente, os meus pensamentos em conceitos, sendo que, agora, tudo isto não passa de um fingimento. Mas é um fingimento fantástico, faz-me viver!!

2 comentários:

  1. E o que é que podes fazer mais sem ser parar, pensar, repensar e contemplar? Não são apenas estas as quatro coisas que fazemos na vida? Paramos, pensamos no que vamos fazer, repensamos nos erros que cometemos e contemplamos o que nos aconteceu de bom...

    Magy Cardoso

    ResponderEliminar
  2. aqui entre nós...não sei se tentavas advinhar os pensamentos do nadador salvador ou estarias a apreciar o seu porte fisico..contudo, e absorvendo este pensamento, o mar é um dos lugares mais aptecível para se pensar e meditar...talvez porque ele mesmo seja como a vida, vai e vem!
    Na vida temos coisas que são insubstituiveis e temos outras que vão e voltam com o tempo. O mar comporta se da mesma forma, trazendo sempre novas histórias e abrindo sempre a mente para novos pensamentos. Somos apenas uma maré, o ritmo de vida é o mesmo contudo as experiências são diferentes :)

    adoro te coisa boa :D

    ResponderEliminar