sábado, 2 de julho de 2011

Catedral de Pedra Oca


Um rei queria construir um templo e por isso pediu aos seus subditos que sugerissem qual o melhor material para a edificação do templo. Apareceram sete candidatos, mas apenas seis sugestões. Entre granito, mármore, cimento armado, prata, ouro, surge aquele que chega de mãos vazias e diz "Senhor, eis-me aqui!". Surge aquele que se entrega como pedra viva no templo do Senhor. Aquele que edifica a sua casa sobre a rocha, aquele que sente o "Fica connosco"...
Na Vigília de Oração onde escutei, uma vez mais, esta parábola da pedra para a construção de um templo, quis retirar-me da agitação e da desorientação da semana que passou, quis parar para me encontrar com o meu maior Amigo, quis agradecer-lhe por estar comigo sempre, mas no decorrer da Vigília, cheguei a pensar "Bolas! Não chega um ano de arquitectura, um semestre de materiais, uma semana deprimente e, até aqui, só se fala em granitos, mármores, argamassas... Uf!!" No entanto, esta Argamassa não se enquadra nas categorias de argamassa que deveria estudar. Esta Argamassa é sobretudo salvífica, é sobretudo sal da terra e luz do mundo. É Argamassa que une cada pedra do templo... É Ele que une cada um de nós...
Após uma partilha bem sincera, percebi que não tinha sido fácil compor o cenário da Vigília. O cenário equilibrava a cruz de S. Damião em pedregulhos e à volta havia pedras mais pequenas, areia e velas. Não tinha sido fácil equilibrar as pedras umas nas outras, não tinha sido fácil mantê-las constantes. Houve, talvez, a necessidade de procurar várias posições para que se equilibrassem. Não somos nós também assim? Pedras a tentar moldar-nos às situações quotidianas, a adaptar a nossa posição de forma a ficarmos mais confortáveis? A grande questão é que devemos sair cada vez mais de nós próprios e sermos cada vez mais os "serventes", as pedras vivas da obra de Cristo!! Devemos estar dispostos a dizer-Lhe a cada dia "Senhor, eis-me aqui! Portanto, faz de mim o que quiseres..."

Obrigado, por estares sempre comigo. Obrigado por seres o meu Maior Amigo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário